13
Mar 09
Grupo IVAR conclui projecto inovador que levará a turma 12º A a cozinhar, no dia 27 de Março, para a sua mesa de Páscoa com um forno solar.
Com o intuito de realizar um projecto que daria utilidade às energias renováveis, o grupo denominado por Ideias Verdes A Render, iniciou a criação de um Forno Solar. Este é constituído por uma pequena caixa onde estão contidos quatro espelhos que irão direccionar a luz do sol para o centro, onde se encontra uma placa de metal que irá acumular o calor. Esta pequena caixa, que tem como tampa um vidro transparente que permitirá a passagem da luz para o interior, está isolada por duas placas e inserida numa outra caixa maior de forma a impedir a saída de radiações, sendo cuidadosamente pintada a preto, que levará a uma melhor absorção de radiações.
Obviamente, este projecto teve como principal objectivo o alcance de uma boa classificação final, no entanto foi a pensar nas tradicionais mesas de Páscoa que surgiu a ideia. Deste modo, o grupo propõe que parte da ementa, da sua turma, para o dia 27 de Março seja preparada através da Energia Solar.
Afirmando que não sentiram muitas dificuldades na elaboração deste projecto, os elementos do grupo apenas lamentam que a escola não tenha fornecido qualquer tipo de apoio a nível financeiro, pois, para a aquisição de todo o material os alunos apenas puderam contar com a cooperação do pai de um dos elementos e com um desconto da Vidraria “Vidros Souto”.
Concluído o projecto, o IVAR não tem planos definidos para este Forno Solar, no entanto já surgiram ideias como a tentativa de encontrar um empresário disposto a investir num futuro para este projecto, sendo a alternativa mais fácil a simples venda do forno. Contudo, o grupo tem apenas uma certeza – que este trabalho não será doado à escola.

 

publicado por Rita Silva às 22:04

Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
14

15
16
17
18
19
20
21

23
24
25
26
27
28

29
30
31


arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO