22
Mar 09

           Como conclusão de todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo de todo este período, o professor pediu novamente que elaborássemos uma reflexão final que reflectisse exactamente todo o nosso trabalho ao longo destes últimos três meses para a disciplina.

            Deste modo, pretendo demonstrar com esta reflexão o mesmo o que, do meu ponto de vista, todo meu webfolio já vem provando, ou seja, o meu empenho para com esta disciplina.

            Tal como no anterior período, nestes três meses existiam dois tipos de actividades a realizar, que iriam evidenciar o nosso interesse e desempenho para a “Oficina da Comunicação”. Estes dois tipos de actividades consistiam essencialmente na criação e desenvolvimento de projectos para publicar no jornal, e na continuação da elaboração do nosso webfólio que reproduz todo o nosso trabalho ao longo deste período.

            Em relação à primeira actividade referida, no que diz respeito aos projectos individuais, não poderei afirmar que atingi os meus objectivos iniciais, pois, no princípio do período ainda não tinha bem em mente que tipo de trabalhos iria desenvolver. No entanto, ao longo do período foram surgindo ideias sobre temas que, em meu entender, possam despertar algum interesse na comunidade escolar. Desta forma, escrevi um artigo que noticiava o memorável acontecimento do dia 9 de Janeiro: “Cai neve…”, seguindo-se uma notícia capaz de retratar o “Fim-de-Semana Radical – Serra da Estrela” e outra que consistia na descrição de um dia preparado para todos os românticos pela Associação de Estudantes: “Véspera do Dia dos Namorados”. Não satisfeita apenas com estes três artigos, sentia que deveria fazer mais. Assim, quando conversava com um amigo, sobre a sua Área de Projecto, este falou-me um pouco do projecto que iria concluir este período. Despertando o meu interesse para este, entendi que seria uma boa notícia para o Trigal, tendo em conta que se trata de um trabalho desenvolvido na nossa escola. E foi deste modo que investiguei todos os processos envolventes neste e criei um texto capaz de retratar à comunidade escolar todo o seu desenvolvimento: “Energias Renováveis na Mesa de Páscoa”.

            No entanto, na aula que estava destinada como a ultima para entrega de trabalhos, achava que ainda poderia fazer um pouco mais e, deste modo, pedi a opinião do professor que desde logo me arranjou um tema bastante interessante para nós estudantes: “Estatísticas em Tempo Real”. Este artigo anuncia um novo site de estatísticas actualizas a cada segundo, podendo assim ser bastante útil para nós na elaboração de trabalhos ou mesmo no esclarecimento de simples dúvidas.

            Assim, estavam concluídos todos os meus projectos individuais. Apesar de inicialmente não saber muito bem quais os temas que iria trabalhar este período, penso que consegui alcançar um bom nível de desempenho nesta área, pois procurei sempre fazer o meu melhor e encontrar assuntos interessantes para o Trigal.

            No que diz respeito a projectos em grupo, penso que ficaram um pouco aquém das expectativas. Pois tínhamos em mente um projecto bastante interessante sobre as eleições de 2009 que acabou por não puder ser apresentado este período. No entanto o meu grupo não desistiu deste e pretende apresenta-lo no próximo período. Apesar de este projecto estar incompleto, conseguimos concluir um outro trabalho que também estávamos a realizar: “O Momento Esperado”. Do meu ponto de vista, este também foi um tema interessante, tendo em conta que o jornal será vendido a dois dias do início da viagem de finalistas. Porém, reconheço que poderia ter sido melhor. Contudo, gostaria de referir que este pouco desenvolvimento nos projectos de grupo se deveram à falta de aulas dedicadas a este fim, pois a maior parte das aulas foram ocupadas com outras actividades. Todavia, em meu entender, estas actividades também foram bastante importantes para o nosso desenvolvimento, e gostaria de realçar que apenas mencionei este aspecto para que possa tornar compreensível esta incapacidade de realizar todas as tarefas ao mesmo tempo. Apesar destes “contra-tempos” o meu grupo preocupou-se em reunir fora das aulas, de modo a compensar o tempo perdido.

            Relativamente à segunda actividade referida, penso que consegui atingir um nível bastante satisfatório, pois consegui actualizar o meu webfólio a cada aula que passava, completando-o com trabalhos “extra” que realizava como demonstração do meu empenho para a disciplina. Assim, consegui chegar ao fim deste período com um webfólio completo e actualizado.

Ainda outra função que nos foi atribuída, foi a de encontrar patrocinadores para colaborar com as despesas da impressão do Trigal. Penso que também nesta parte o meu desempenho foi notável, como já havia referido na “Reflexão Sobre a Publicidade no Trigal”

A nível pessoal, deduzo que todos os aspectos apresentados nesta reflexão demonstram toda a minha dedicação para esta disciplina. No entanto, por motivos que, por vezes, se sobrepõe às nossas vontades, não pude estar presente em algumas das aulas desta disciplina e, lamentavelmente, admito que talvez este aspecto me possa prejudicar na avaliação final. Porém, gostaria de realçar que esta ausência foi bastante compensada através de trabalho fora das aulas. E penso que este trabalho se reflecte em todos os elemento que posso apresentar (como artigos e webfólio).

            Para finalizar, tendo em conta que considero que progredi, em relação ao período anterior, a minha auto-avaliação divide-se entre os 17 e 18 valores.

publicado por Rita Silva às 23:36

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
14

15
16
17
18
19
20
21

23
24
25
26
27
28

29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO