12
Mai 09

           Esta foi uma aula completamente diferente, com uma turma diferente, com professores diferentes, com um espaço diferente e ainda com diferentes interacções e descobertas.

Na verdade esta não foi uma aula de Área de Projecto, mas sim uma visita de estudo à Universidade do Minho.

Com a chegada da entrada para a universidade, alguns professores decidiram fazer com que os alunos aderissem às actividades realizadas pelos finalistas da universidade do Minho com vista à demonstração de cursos ligados à área da Economia.

Como esta é uma área que pretendo seguir, decidi participar nesta actividade.

Este dia iniciou-se com uma palestra em que os directores de curso apresentavam a sua área (Administração Publica, Gestão, Relações Internacionais, Economia…) mostrando todas as vantagens e condições do seu curso. Deste modo posso afirmar que muitas dúvidas foram esclarecidas por estes, principalmente no que diz respeito aos directores de Gestão e Economia que, sendo as áreas que pretendo seguir, foi também a estas que prestei mais atenção.

Passando a fase das questões, uma bastante importante foi levantada – Como decidir entre Economia e Gestão?

Ambos os directores dos respectivos cursos admitiram que esta foi uma questão que também colocaram quando tiveram de tomar uma decisão, o que me leva a concluir que esta é uma dúvida que se vai prolongando ao longo das gerações. No entanto, uma brilhante ideia surgiu: porque não a junção das duas áreas? Licenciatura em Economia e mestrado em Gestão, ou vice-versa. Assim, para alguns casos esta pode ser a solução.

Seguidamente, tivemos ainda a oportunidade de ouvir relatos dos finalistas de todos os cursos, conseguindo também estes esclarecer algumas dúvidas, essencialmente no que diz respeito à competência da escola e do respectivo grupo docente.

Concluída a apresentação de cursos, três dos directores fizeram uma outra apresentação sobre um determinado tema, onde a mais interessante me pareceu a de Economia, pois esta foi capaz de explicar vários e diferentes factores da crise.  

Apesar de a de Economia ser muito interessante, ouve ainda uma apresentação que considerei realmente fascinante, não só pelo conteúdo, mas também pela forma como foi realiza.

Um psicólogo, com aspecto bastante sério, realiza uma apresentação sobre os vários aspectos da vida de uma forma cómica e realmente excepcional. Mesmo quando toda a gente estava cansada de estar naquele auditório à cerca de quatro horas, este consegue que estas pessoas passem mais 30 minutos como se fossem apenas cinco.

Rindo de acontecimentos caricatos e outros graves, este psicólogo conseguiu alertar os jovens para vários problemas sociais de uma forma extrovertida e atractiva.

            Este tema foi concluído com um excelente vídeo capaz de colocar as pessoas a pensar na sua própria existência. No meu ponto de vista, este deveria ser visualizado por todas as pessoas, deste modo deixo-o aqui.

            Na segunda parte da visita tivemos a possibilidade de conhecer os espaços que dizem respeito a escola de Economia.

 Para finalizar, existiram umas actividades nas quais os alunos da nossa escola não estiveram interessados em participar.

Posso então concluir que esta visita foi bastante interessante, pois, sem dúvida alguma que todas as informações que recebemos dos discursos que foram realizados irão ser úteis na hora de tomar uma decisão.
publicado por Rita Silva às 22:30

Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO