04
Jun 09
           António Jorge Fonte é Licenciado em Ciências Físico-químicas pela Universidade do Minho. Em 2004 defendeu a dissertação de Mestrado em Ensino da Astronomia na Faculdade de Ciências da Universidade dom Porto, sobre a temática da “Evolução Estrelar”. Tem participado em vários projectos do Ciência Viva no âmbito da Astronomia e da Física, tendo sido coordenador do projecto “Astronomia na Internet” entre 2002 e 2005 e “Modelação no Ensino da Física e da Matemática” desde 2006 até 2008. É também – Membro fundador e Vice-Presidente da ORION – Sociedade Cientifica de Astronomia do Minho. Coordena desde 2007 as actividades da ORION, na qual figuras proeminentes de diversas áreas científicas têm sido presença assídua. Desde 1999 trabalha no projecto da Astronomia no Verão e realiza regularmente acções de divulgação da Astronomia em Escolas do Ensino Básico e Secundário, dando palestras e ministrando sessões de planetário. Desde 2004 é formador creditado pelo concelho científico de formação em vários domínios da Física, Astronomia e Informática, tendo realizado vários cursos de formação de professores nestas áreas.  
 
            “Astronomia num Minuto” é um livro da autoria do professor António Jorge Fonte e de João Paulo Vieira com o objectivo de simplificar o que nem sempre nos parece tão simples.
            Durante cerca de dez anos, nas actividades de Astronomia no Verão, o professor António Fonte diz que muitas questões, de diferentes graus de complexidade, lhe são colocadas (quer por parte de pessoas que ainda se estão a iniciar na Astronomia, quer por quem já possui alguns conhecimentos), sendo este um grande ponto de partida para a elaboração do livro.
            Deste modo, tendo em conta que este é o ano em que se celebram os 400 anos das primeiras observações de Galileu com o telescópio, os dois autores concordaram que seria a altura ideal para lançar um livro sobre Astronomia em português, juntando-se a este projecto a realização de um programa de rádio na Antena no Minho denominado por “Um Minuto de Astronomia”.
            Segundo o co-autor, a estrutura deste livro prende-se essencialmente na elaboração de respostas a várias questões colocadas ao longo da sua experiência profissional, surgindo deste processo novas questões consideradas importantes pelos autores.
As respostas pretendiam ser “simples, directas e sem rodeios”, de forma a possibilitar a compreensão por parte de todas as pessoas. O professor afirma que estas podem mesmo ser lidas em cerca de um ou dois minutos.
Deste modo, os assuntos mais difíceis foram divididos em duas ou três questões, de forma a se complementarem e para que a explicação não fosse muito longa. De outra forma, através destas questões mais complexas foram surgindo outras que “seria importante responder para que as pessoas fossem aprender as bases para entender as respostas a outras questões” referindo ainda o exemplo de que para explicar o efeito de Doppler teria de explicar antes o que é uma radiação electromagnética, sendo estas questões que poderão surgir a leitores com menos bases nesta área.
Apesar de esta obra demorar cerca de cinco meses a ser concluída, o Professor António Jorge Fonte afirma que este livro não demorou quatro ou cinco meses, “demorou uma vida, porque aqui estão os conhecimentos e as questões que terão surgido nas vivências pelas quais os autores passaram”.
O autor refere, ainda, que este livro se dirige ao público em geral, desde alunos a professores, pois o facto de este estar dividido em sete capítulos permite abranger as várias áreas da Astronomia.
Assim, este menciona que o livro possui um ponto de abordagem inicial, para quem ainda está a entrar nesta área, contendo duas coisas importantes para quem tem mais conhecimentos – os professores podem encontrar formas de abordagem mais simples para explicar aos alunos, podendo ainda usufruir de questões mais elaboradas e encontrar respostas a possíveis dúvidas, pois como diz o professor “a astronomia tem um leque de conhecimentos tão vasto que uma pessoa pode até saber muito sobre o sistema solar e pode não perceber nada sobre a evolução estrelar.”  
Deste modo, o livro “Astronomia num Minuto” é dirigido a todos, desde aqueles que possam ter o mínimo de interesse por astronomia, até aos mais conhecedores.
 
publicado por Rita Silva às 22:54

Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO