14
Dez 08

Há cerca de 3 anos deu-se inicio a uma nova actividade curricular: a Área de Projecto. Neste ano lectivo, novas propostas foram apresentadas, desta forma pretendemos dar-te a conhecer em que cada uma delas consiste.

Bio-Jardinagem é a área de projecto comandada pela professora Gracinda Rodrigues que tem como objectivo a criação de uma mini-horta escolar e elaboração de um projecto. Relativamente à aderência por parte dos alunos esta inicialmente não foi muito positiva contudo muitos tiveram curiosidade em conhecer esta área de projecto e acabaram por ficar. Como diz a professora no que diz respeito à proposta da existência desta A.P. ’’Essa escolha foi também feita pelo facto de ser uma nova área e uma nova experiência, quer para os alunos, quer para a professora. Na actualidade os jovens não têm por hábito trabalhar no meio natural, quer em hortas, quer em jardins.’’

Ciências do século XXI, é a área de projecto leccionada pela professora Conceição Machado. Esta A.P. teve bastante aderência por parte dos alunos, e também muito interesse por parte dos mesmos. Esta Área de Projecto consiste num maior desenvolvimento de competências de física e química.

A professora em questão, tem como objectivo relacionar as ciências com a tecnologia e sociedade, e dessa forma despertar o interesse dos alunos por todos estes temas.

O motivo que levou esta professora á apresentação deste projecto, foi o facto das aulas serem auto-suficientes, ou seja as aulas são menos formais, e mais livres.

Os alunos têm como objectivo, obter bons resultados, acabar o projecto desenvolvido ao longo das aulas e que o mesmo dê resultado.

A área de discurso multimédia, orientada pela professora Dalila Dorães, consiste essencialmente na criação de um software educativo e de uma página na Internet sobre um tema a escolher pelos alunos. Segundo a professora, a aderência por parte dos alunos foi bastante positiva e participativa. Estes têm como principal objectivo aprofundar os seus conhecimentos nos programas informáticos, mostrando-se um grande incentivo para o desenvolvimento desta área.

Património local e identidade cultural é a área de projecto dirigida pelo professor Américo Costa. Com esta pretende-se elaborar produtos e serviços culturais proporcionados à comunidade no final de cada período. No que respeita à aderência por parte dos alunos o professor afirma que apesar de esta ter sido pouca, o esforço e a participação activa por parte dos alunos veio a compensar esta falta. ‘’Sensibilizar os alunos para a defesa do património e a importância da preservação do ambiente cultural’’ é o objectivo que se pretende alcançar com esta A.P, segundo o professor Américo Costa.

            Oficina da comunicação é a área de projecto encabeçada pelo professor Alfredo Oliveira, segundo o mesmo com esta A.P. pretende-se autonomizar os alunos para a elaboração de artigos que posteriormente constituirão o jornal escolar. A aderência foi bastante positiva e até excessiva, tendo sido necessário reduzir a turma. O professor está confiante  relativamente às expectativas a atingir: proporcionar uma boa leitura ao leitores.

publicado por Rita Silva às 00:05

Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12

15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO