13
Mar 09
Com a aproximação do final do período, chega a época dos últimos retoques nos trabalhos desenvolvidos ao longo do trimestre. Deste modo, eu e o meu grupo também o fizemos.
Tendo em conta esta aproximação, o meu grupo sentiu necessidade de se juntar durante esta semana, para que pudéssemos concluir tratar de melhor forma todo o tipo de informação recolhida. Deste modo, fazendo um balanço sobre o desenvolvimento dos nossos projectos, percebemos que o das eleições ainda se encontrava muito incompleto para ser entregue este período. Assim decidimos que apenas seria publicado o trabalho sobre as viagens de finalistas. Ficando o outro para o próximo período.
            Esta aula serviu então para que o concluíssemos, restando ainda algum tempo para dedicar aos trabalhos individuais de cada um.

 

 

publicado por Rita Silva às 21:42

08
Mar 09

               Esta aula foi essencialmente dedicada à realização dos trabalhos que estão por acabar ou até mesmo por iniciar.

Deste modo, toda esta aula serviu para os grupos trabalharem nos seus projectos, ou, por outro lado, para que cada pessoa trabalhasse nos seus projectos individuais.

Assim, durante esta aula o meu grupo voltou a trabalhar no projecto que estamos a desenvolver, realizando algumas pesquisas de que este necessita.

 

publicado por Rita Silva às 15:35

18
Fev 09

Finalmente chegou o dia em que realizamos a actividade prevista com a máquina fotográfica.

Com as condições meteorológicas adequadas e com a maior parte dos alunos com a sua máquina fotográfica, saímos da sala de aula, dirigindo-nos a um fotógrafo. Este deu-nos todas as indicações para que conseguíssemos tirar uma fotografia razoável com as nossas máquinas, dando-nos também algumas explicações sobre seu próprio material de trabalho.  

Seguidamente chegou a hora de colocar todos os conhecimentos adquiridos em prática. Deste modo durante a segunda parte da aula estivemos a fotografar alguns espaços que achássemos interessantes para a utilização dos métodos explicados.

 

publicado por Rita Silva às 20:30

13
Fev 09

          Apesar de o Dia de S. Valentim ser apenas no dia 14 de Fevereiro, que este ano coincide com o sábado, a Associação de Estudantes não deixou que a antiga tradição de marcar este dia com acontecimentos especiais fosse quebrada, festejando-o assim no dia 13.

            Este dia foi assinalado com presença de uma banda recente capaz de cativar a atenção de muitos jovens. Esta, denominado por Dialectos actuou durante a hora de almoço, sensivelmente entre as 12.30 e as 14.00 horas, não tendo a atenção esperada devido à má compatibilidade de horários entre a disponibilidade da banda e a dos alunos.

            Seguidamente tivemos a presença notável de uma cantor que pelas várias vezes que já passou por esta escola não deixou de demonstrar o prazer que tem em partilhar o seu talento com os alunos demonstrando também um carinho por estes. E é desta forma que Quim Pastel consegue conquistar a atenção dos jovens, utilizando também as simples músicas tradicionais que condizem sempre com os conhecimentos e gostos de todos, colocando assim todos os presentes a cantar conjuntamente com ele.

            Para os momentos em que as bandas não estavam presentes existia ainda o sistema de karaoke onde toda a comunidade escolar teve oportunidade de participar.

Ainda pelo meio encontravam-se a decorrer outras actividades, como a distribuição da correspondência que foi entregue na Associação de Estudantes ao longo da semana.     

 

    

publicado por Rita Silva às 21:42

11
Fev 09

              Mais uma vez, a actividade prevista para esta aula foi adiada. Hoje esteve um óptimo dia de sol como já vínhamos a desejar hà algumas semanas, o ambiente perfeito para a actividade que o professor tem planeado realizar já hà duas semanas. No entanto, esta foi mais uma vez adiada, pois apenas cinco pessoas trouxeram máquina fotográfica.

Assim, inicialmente esta aula seria dedicada aos trabalhos de grupo, até que o professor refere que foram raras as pessoas que enviaram a imagem alterada em Photoshop. Esta deveria ser entregue até ao final da semana anterior. No entanto foi-nos dada mais uma oportunidade para o fazermos. Oportunidade esta, bastante conveniente, uma vez que o CD que o professor disponibilizou para a instalação do programa não chegou a todos os alunos, como foi o meu caso. Tendo em conta este aspecto tornou-se, obviamente, impossível realizar este trabalho.

Desta forma, quando já tinha iniciado uma pesquisa para o meu trabalho de grupo, tive de a interromper para começar a pesquisar a imagem que iria alterar. E foi pensando sobre aquela que poderia ser a melhor para este tipo de actividade que me lembrei daquele que provavelmente será o gato mais famoso do mundo - o Garfield. E realizei o trabalho que podem observar em baixo.

Durante este processo, o professor mostrou-me um concurso que consiste num género de reflexão sobre os métodos educativos inovadores. Esta ideia pareceu-me interessante, deixando assim levantada a ideia de participar neste, tendo em mente abordar o assunto “O Magalhães”. O professor referiu também que já estava instalada na biblioteca uma estação meteorológica, e sugeriu que alguém redigisse uma notícia sobre esta. Como ainda não tinham pensado sobre os temas para os meus trabalhos individuais, optei por aceitar esta proposta, preparando-me agora para o realizar o mais rápido possível.  

Como já referi, para além do trabalho com o Photoshop, durante esta aula também reflecti um pouco sobre os meus trabalhos individuais, deste modo percebi que estou a defrontar-me mais uma vez com o mesmo problema do período anterior – falta de criatividade. Assim, espero resolve-lo rapidamente e decidir quais os temas que irei abordar. Ao longo desta aula percebi também que o meu trabalho de grupo tem progredido muito pouco devido a colocação de prioridades nos trabalhos individuais, algo que terá de ser alterado em pouco tempo, pois tenho consciência de que este é um projecto que exige muito empenho.

 

  

publicado por Rita Silva às 22:31

08
Fev 09

              Para esta aula estava destinada uma actividade diferente que na realidade não sei em que consistia, pois o professor apenas nos tinha pedido para trazer máquina fotográfica. No entanto, devido às fracas condições meteorológicas, não foi possível proceder à sua realização, ficando assim adiada para a próxima semana.

Deste modo, esta aula foi dedicada aos trabalhos de grupo, aos quais, devido às várias actividades que temos vindo a desenvolver durante as aulas, tem sido dado muito pouco tempo.

Durante esta aula o professor aproveitou também para questionar particularmente cada aluno sobre o trabalho que estará a pensar desenvolver individualmente. 

    

    

publicado por Rita Silva às 01:14

               No presente ano lectivo voltou-se a repetir na nossa escola uma das mais antigas tradições adquiririas pela área desportiva. Esta consiste essencialmente na realização de desportos radicais, como o ski e snowboard.

Saindo da escola por volta das 14h30, teríamos como primeiro destino o Palácio do Gelo em Viseu, onde foi possível usufruir de uma pista de gelo que teve lugar para diversão a vários níveis, desde a patinagem normal às cómicas quedas que dificilmente passaram despercebidas.
Seguidamente, na incerteza de que conseguiríamos chegar ao segundo destino previsto, partimos rumo à Pousada da Juventude conhecida por todos os (ex)alunos que já participaram neste tipo de fim-de-semana com esta escola. À chegada foi imediata a comparação desta zona com os recentes anos anteriores, em que a neve era escassa. Pelo contrário, este ano, a neve cobria toda esta área sem se esquecer das escadas que iríamos necessitar para entrar na pousada.
Após algum tempo que os alunos e professores utilizaram para se instalarem, chegou a hora de sair do estabelecimento para a rua e usufruir do maravilhoso ambiente que a noite da região nos proporcionava. E foi durante este período que alunos e professores iniciaram as mais diversas e imaginadas brincadeiras que a neve possibilita.
O dia seguinte era dedicado às actividades desportivas que a Estancia de Ski Vodafone disponibilizava. Assim a maioria dos alunos optou por esquiar, enquanto um reduzido número destes preferiu praticar snowboard. Finalizadas estas actividades, o próximo destino era Caldas das Taipas. 
  
          

 

publicado por Rita Silva às 00:52

29
Jan 09

 Depois de todo o processo em que é apontado como estando envolvido na alteração, em 2002, da Zona de Protecção Especial do Estuário do Tejo, permitindo a construção daquele empreendimento de Alcochete, é agora lançada a notícia da chegada de uma carta inglesa a Portugal, que supostamente coloca a nosso primeiro-ministro no topo dos suspeitos envolvidos neste caso. Assim foi anunciado que José Sócrates faria uma declaração o país, que estaria marcada para as 17h45.

Após um atraso de cerca de vinte minutos, o ex-ministro do Ambiente volta a afirmar que as denuncias de que é alvo não passam de acusações difamatórias baseadas em “alegados factos” que apenas têm o objectivo de o “atingir pessoal e politicamente” na tentativa de afectar a sua “honra e integridade social”. No entanto volta a sublinhar que não será desta forma que o vencerão e que possui plena confiança na justiça, acreditando que esta imporá a verdade. O engenheiro José Sócrates reafirma que a autorização para o projecto Freeport obedece às normas em vigor e que este “respeitou todas as exigências ambientais” impostas. O actual primeiro-ministro afirma ainda que todas as declarações do impacto ambiental do projecto foram sempre de interesse público, realçando que continuará a fazer “o melhor pelo país”, encarando esta situação como mais um desafio.

             Terminado o seu discurso, o actual primeiro-ministro mostrou-se disposto para responder a algumas perguntas dos jornalistas presentes. Durante estas respostas mencionou que o facto de a carta inglesa pedir para analisar as suas questões bancárias é mais uma das muitas notícias inverídicas que este “repudia com indignação”, afirmando que esse não é o verdadeiro teor da carta, e que esta não o invoca como suspeito, muito pelo contrário. José Sócrates refere ainda que continua “determinado” e que nada o desvia do seu caminho, pois, segundo este, já ultrapassou muitas “campanhas sujas” e como declara “nunca diminuiu a minha autoridade”. Assim o primeiro-ministro demonstra-se mais uma vez disposto a colaborar com as autoridades, referindo que todos os cidadãos devem estar ao alcance da justiça demonstrando ansiar que a verdade seja imposta.

 

 

publicado por Rita Silva às 23:51

28
Jan 09

                Esta foi mais uma aula em que aprendemos algo de novo. Depois de nos ensinar a trabalhar com o Adobe Indesign, o professor mostrou-nos um novo programa. Apesar de este já ser bastante conhecido, nem toda a gente está habituada a lidar com ele, como é o meu caso. Este programa, designado por Photoshop, consiste essencialmente na manipulação de imagens.    

Na primeira parte da aula, o professor abordou os aspectos mais básicos para o funcionamento deste, e, depois de o ouvir, realizamos um exercício que consistia na aplicação dos métodos, que tinham sido explicados, num logótipo publicitário. Apesar de termos recebido uma boa explicação, na prática ainda surgiam algumas dúvidas, e foi através do esclarecimento destas que realmente compreendemos o funcionamento deste programa.

Na última parte desta aula, o professor convidou uma aluna, já experiente neste tipo de actividades, a mostrar-nos mais algumas funcionalidades do Photoshop. Deste modo, com a sua demonstração, conhecemos novas características deste programa, e também como podemos usufruir destas. Havendo também lugar para esclarecer determinadas curiosidades sobre este tipo de manipulação que por vezes dá origem a vários escândalos e a falsas evidências.  

Do meu ponto de vista, esta foi uma aula interessante, tendo em conta que abordou um tema bastante falado no meio da comunicação social.  

 

publicado por Rita Silva às 20:29

21
Jan 09

                Na primeira parte desta aula, o professor levou metade da turma para o exterior da sala de aula para realizarem uma experiencia diferente. Assim, a outra metade da turma permaneceu na sala realizando, sobre as indicações do professor, um documento em iríamos descrever em que consistiam os nossos projectos e os métodos que iríamos utilizar para a realização destes, entre outros aspectos.

            Relativamente ao meu grupo, não conseguimos concluir este relatório na sala de aula, tendo em conta a abrangência de factores que os nossos projectos envolvem, essencialmente no que diz respeito ao projecto sobre as eleições de 2009. Para além disto também foi nesta aula que decidimos que iríamos realizar outros projectos como: “As Viagens de Finalistas do 12ºAno” e “Os Concursos Escolares”. Por todos os motivos aqui mencionados foi-nos impossível proceder a entrega deste documento até à hora prevista. No entanto o professor decidiu alargar o tempo que nos foi dado anteriormente, tornando assim a nossa tarefa mais fácil.     

            Na segunda parte desta aula, o professor repetiu a mesma actividade da primeira parte, trocando apenas os elementos da turma. Assim tinha chegado a nossa vez de ir realizar a experiencia que os nossos colegas já tinham feito. Esta consistia essencialmente na revelação de fotografias a preto e branco. O professor iniciou explicando-nos todos os processos que teríamos de seguir até às fotografias se encontrarem reveladas. Através da sua explicação foi fácil compreender todos estes procedimentos, no entanto foi na prática que conseguimos ter a real percepção de como tudo se realiza. Do meu ponto de vista, esta foi uma actividade bastante interessante, pois a fotografia è algo a que toda a gente tem acesso, mas nem todos conhecem os métodos utilizados para a revelação deste tipo de fotografia.   

            Foi no final desta aula que, finalmente, consegui inscrever-me no projecto Nescolas, e agora sim posso começar a realizar os desafios que este envolve.

 

  

publicado por Rita Silva às 14:21

Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO